MARCH EQUINOX PHENOMENON: The Water Show in the Middle of the World, Macapá-AP.
PHÉNOMÈNE ÉQUINOXE DE MARS : Le spectacle aquatique au milieu du monde, Macapá-AP.
FENÓMENO DEL EQUINOCCIO DE MARZO: El Espectáculo del Agua en la Mitad del Mundo, Macapá-AP.
AVELAR, Valter Gama de[1]
[1] Doutor em Geociências; professor/pesquisador Associado IV, dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação/Mestrado em Geografia, da Universidade Federal do Amapá. E-mail: valtergamaavelar@gmail.com
*Versão preliminar …O texto final está em fase de submissão em revista especializada
RESUMO:
O Equinócio de Março em Macapá-AP é um fenômeno astronômico singular, no qual o Sol se alinha perfeitamente sobre a Linha do Equador, proporcionando dias e noites de igual duração. Conhecido como o “Espetáculo das Águas”, esse evento se destaca pela influência nas marés dos rios amazônicos e pela sua relevância cultural e turística. No Monumento Marco Zero, ponto emblemático da cidade, ocorrem celebrações e atividades científicas, promovendo o conhecimento sobre a relação entre os movimentos celestes e os aspectos naturais da região. Além de sua importância astronômica, o equinócio reforça a identidade local, impulsiona o turismo e valoriza a conexão entre ciência, natureza e cultura.
Palavras-chave: Equinócio; Macapá; Marco Zero; Amazônia; Astronomia
The March Equinox in Macapá-AP is a unique astronomical phenomenon, in which the Sun aligns perfectly on the Equator, providing days and nights of equal length. Known as the “Water Show”, this event stands out for its influence on the tides of the Amazon rivers and for its cultural and tourist relevance. At the Marco Zero Monument, an emblematic point of the city, celebrations and scientific activities take place, promoting knowledge about the relationship between celestial movements and the natural aspects of the region. In addition to its astronomical importance, the equinox reinforces local identity, boosts tourism and values the connection between science, nature and culture.
Keywords: Equinox; Macapá; Ground Zero; Amazon; Astronomy
L’équinoxe de mars à Macapá-AP est un phénomène astronomique unique, dans lequel le Soleil s’aligne parfaitement sur l’équateur, offrant des jours et des nuits d’égale durée. Connu sous le nom de « Salon de l’eau », cet événement se distingue par son influence sur les marées des fleuves amazoniens et par son importance culturelle et touristique. Au Monument Marco Zero, point emblématique de la ville, ont lieu des célébrations et des activités scientifiques, favorisant la connaissance de la relation entre les mouvements célestes et les aspects naturels de la région. En plus de son importance astronomique, l’équinoxe renforce l’identité locale, dynamise le tourisme et valorise le lien entre science, nature et culture.
Mots-clés : Équinoxe ; Macapá ; Ground Zero ; Amazone; Astronomie
El Equinoccio de Marzo en Macapá-AP es un fenómeno astronómico único, en el que el Sol se alinea perfectamente con el Ecuador, proporcionando días y noches de igual duración. Conocido como el “Show del Agua”, este evento se destaca por su influencia en las mareas de los ríos amazónicos y por su relevancia cultural y turística. En el Monumento Marco Zero, punto emblemático de la ciudad, se desarrollan celebraciones y actividades científicas que promueven el conocimiento sobre la relación entre los movimientos celestes y los aspectos naturales de la región. Además de su importancia astronómica, el equinoccio refuerza la identidad local, impulsa el turismo y valora la conexión entre ciencia, naturaleza y cultura.
Palabras clave: Equinoccio; Macapá; Zona Cero; Amazonas; Astronomía
Macapá, a única capital brasileira cortada pela linha imaginária do Equador, é palco de um dos fenômenos astronômicos mais marcantes do planeta: o Fenômeno do Equinócio (equi – igual + notium – noite = igual duração do dia e da noite). Esse evento, que ocorre duas vezes ao ano — em março e setembro —, simboliza o momento em que o Sol se posiciona, “em sua trajetória aparente”, exatamente sobre a linha equatorial, proporcionando dias e noites de igual duração (Figura 1A, B), na imagem da Figura 1B ilustra a Terra vista do espaço em dia de equinócio, que faz com que a projeção do sol divida a Terra em duas bandas iguais. Já na Figura 1C tem-se o equador celeste coincidindo com a eclíptica, momento em que se estabelece o Fenômeno do Equinócio.
Figura 1 – Em A) incidência dos raios solares, na Terra em dia de equinócio. Em B) Imagem da Terra vista do espaço em dia de Equinócio. Em C) Definição do ponto exato do dia do equinócio, quando a eclíptica coincide com o equador celeste.

Fonte: A)(A) Climatempo;
O fenômeno, no mês de março, coincide com a época em que ocorrem muitas chuvas em Macapá e, por isso, recebeu o nome de Fenômeno do Equinócio das Águas (amanacy – a mãe da chuva – mandou muita amanda (chuva) para Macapá). Essa singularidade geográfica faz de Macapá um local privilegiado para o estudo e a celebração do equinócio, especialmente no encontro do grandioso rio Amazonas com a linha do Equador. A força das águas, aliada ao equilíbrio celeste, transforma o fenômeno em um espetáculo da natureza e um marco para a ciência e a cultura.
A Figura 2 ilustra diferentes aspectos do Monumento Marco Zero do Equador/MMZE, com destaque para a posição do sol, em sua trajetória aparente, perpendicular a linha do equador.
Figura 2 – Monumento Marco Zero do Equador, em dia de Equinócio das Águas, março de 2024.

Fotos: Valter Avelar, março de 2024.
No campo da pesquisa, o Grupo GEOequinox, vinculado ao Grupo de Pesquisa GEOdiversidade do Amapá (GPGEO), se dedica ao estudo das dinâmicas geográficas, climáticas e ambientais relacionadas ao Fenômeno do Equinócio (Figura 3). Sob a liderança do Dr. Valter Gama de Avelar, o grupo investiga as interações entre os elementos naturais e humanos na região, ampliando o conhecimento sobre a importância do equinócio para a GEObiodiversidade, a sociedade e o turismo científico.
Figura 3 – Apresentação do Guarda-chuva de projeto do GPGEO, no Monumento Marco Zero do Equador.

Fotos: Valter Avelar
A Figura 4 ilustra a interação do Grupo GEOequinox, no MMZE, durante um dia de Fenômeno do Equinócio, onde as crianças de escolas do município de Macapá e Santana, do estado do Amapá, comparecem em grande número para apreciar o fenômeno do equinócio.
Figura 4 – Interações do Grupo GEOequinox no MMZE.

Fotos: Valter Avelar
O Fenômeno do Equinócio das Águas é mais do que um evento astronômico: é um símbolo da identidade de Macapá, reforçando seu título de capital do meio do mundo e sua conexão única com os ritmos do planeta. Representa uma rica interseção entre ciência, natureza, cultura e turismo, fortalecendo a conexão da cidade com o cosmos e seu próprio território.
Do ponto de vista astronômico, o fenômeno é um momento especial para a observação da movimentação solar e da posição geográfica de Macapá, localizada exatamente na linha do Equador. A cidade aproveita o evento para promover o turismo científico e cultural, com celebrações no Monumento Marco Zero, onde ocorrem programações especiais, palestras e observações astronômicas. O equinócio marca períodos de transição entre as estações chuvosas e secas, influenciando o regime de chuvas e marés na região amazônica.
Trata-se de um fenômeno que desperta interesse para estudos científicos e educativos, incentivando a população a compreender melhor os movimentos da Terra e seus efeitos na natureza. A valorização do Equinócio das Águas como patrimônio natural e cultural pode impulsionar iniciativas de preservação ambiental e fortalecimento da identidade local.
