
Macapá, 02 de janeiro de 2026
Prof. Dr. Valter Gama e Avelar (coord. GPGEO)
Prezados GEOcolegas, GEOpesquisadores e GEOparceiros,
Registros das atividades do Grupo de Pesquisa em Geodiversidade do Amapá e Pará (GPGEO-AP/PA) ao longo do ano de 2025: RETROSPECTIVA 2025 do GPGEO, liderado pelo Prof. Dr. Valter Gama de Avelar. Este foi um ano marcado pela consolidação da Geodiversidade como pauta pública, reconhecimento político e forte produção acadêmica e literária.
O Grupo de Pesquisa em Geodiversidade do Amapá e Pará (GPGEO-AP/PA), vinculado à UNIFAP e coordenado pelo Prof. Dr. Valter Gama de Avelar, apresenta o balanço de suas atividades referentes ao ano de 2025. Foi um período caracterizado pela consolidação de nossa produção científica e pelo estreitamento dos laços entre a universidade e a sociedade:
1. PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO: O ano de 2025 foi coroado com uma produção singular que une GEOciência e sensibilidade. Na vertente de popularização da GEOciência, destaca-se o lançamento da obra/livro infantojuvenil “A Viagem do Seixo Falante”. O livro representa um marco na GEOcomunicação, traduzindo conceitos de GEOciências; Geoturismo e Geoconservação para uma linguagem acessível, fruto de um projeto de longo prazo idealizado pelo coordenador e seu filho (Diogo Avelar, então com 10 anos).
- Contexto: Uma obra de GEOciências voltada para o público infantojuvenil, concebida originalmente em 2015 em parceria com seu filho, Diogo Avelar, e concretizada no ano de 2025.
- Impacto: O livro traduz conceitos complexos da GEOlogia, porém com uma linguagem acessível, fortalecendo a educação em GEOciências.
📚 Literatura e Extensão: o livro: “A VIAGEM DO SEIXO FALANTE“ teve lançamento: na Biblioteca do IG/UFPA/Belém; Bienal Mineira do Livro 2025/Belo Horizont-MG; no VII SBPG-Goiânia-GO; na EMEF em Chaves-PA; no PPGEO/Geodiversidade e GEOconservação da UNIFAP. Um sonho antigo (nascido em 2015 com Diogo Avelar) que se tornou realidade em 2025, levando a GEOciências e a GEOdiversidade para nossas crianças.
🔬 Produção GEOcientífica: Nossos GEOpesquisadores mergulharam fundo na produção de artigos GEOcientíficos em: ✅ Geomorfologia Urbana de Macapá; ✅ Geossítios de Calçoene-AP; Santana-AP e Chaves-PA; ✅ Mistérios dos “Tesos” na Ilha do Marajó (com tributo aos saberes locais do Tio Rena).
Foram publicados 12 artigos, dos quais, 3 em revistas QUALIS A1 e A2 e os demais em eventos GEOcientíficos Nacionais (ABEQUA, ENANPEGE, VII SBPG).
Na HOMEPAGE DO GPGEO (www.valteravelar4geos.com) foram publicados 20 artigos…Entre artigos científicos, crônicas e menções
2. PÓS-GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), celebramos a defesa de mestrado do pesquisador Eduardo Santos dos Santos, bem como 2 qualificações de Projeto de Pesquisa ao Mestrado; cujas orientações exitosas refletem a dedicação do grupo na formação de recursos humanos de alto nível.
No âmbito do PPGEO/UNIFAP, o grupo manteve seu compromisso com a formação de alta qualidade:
- Defesa de Mestrado:
- Orientando: Eduardo Santos dos Santos. Ocorrência: Dezembro de 2025.
- Destaque: Uma defesa marcada pela superação e “resgate” do pesquisador até a conclusão exitosa do trabalho.
- Qualificações de Projetos de Pesquisas de Mestrado:
- Orientanda: Kátia Guedes. Ocorrência: Abril de 2025.
- Orientando: Higino Neto. Ocorrência: Abril de 2025.
- Seleção e incorporação de 3 Novos Membros no PPGEO e no PPGEO (Mestrado em GEOgrafia):
- Orientanda: Marcela Silva (PS/PPGEO 2025 – T2025)
- Orientando: Luiz Edivandro (Egresso OS/2024 – T2024)
- Orientando: Claudia Barros (Egresso OS/2024 – T2024)
3. FORTALECIMENTO DOS EIXOS DE PESQUISAS: Ao longo de 2025, os membros do grupo (GEOpesquisadores) mantiveram intensa produção, reafirmando a vocação do grupo em 03 (três) linhas de pesquisas:
- Dinâmicas e riscos na Geomorfologia Urbana de Macapá, integrante do PROJETO ÁREAS DE RISCOS NATURAIS-ANTRÓPICOS E PREVENÇÃO (PARNAP);
- Caracterização de Geossítios no município de Calçoene-AP; Santana-AP e Chaves-PA; bem como estudos da paisagem e paleogeografia na Ilha do Marajó (PA), com ênfase na região de Chaves e seus “Tesos”, que integram o PROJETO INVENTARIAÇÃO DA GEOdiversidade DO AMAPÁ/PARÁ (PIGEO-AP/PA);
- Elaboração de GEOtrilhas visando a GEOeducação Ambiental, integrante do PROJETO GEOciências NAS ESCOLAS DO AMAPÁ/PARÁ (PGEO-AP/PA).
4. DESTAQUES INSTITUCIONAIS E PREMIAÇÕES: O trabalho do grupo ultrapassou os muros da universidade (UNIFAP) e foi reconhecido pelo poder legislativo estadual.
O ano foi marcado pelo reconhecimento do Poder Legislativo estadual através de uma Moção de Aplausos concedida pela Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP, por proposição do Deputado Jesus Ponte). A honraria destacou a excelência técnica e científica do grupo GPGEO e sua contribuição fundamental para o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Estado, reafirmando o compromisso do GPGEO com o desenvolvimento regional.
Isso valida o impacto social das pesquisas, do GPGEO, coordenadas pelo Dr. Valter Gama de Avelar e seus orientandos.
5. INTEGRAÇÃO SOCIAL: Ressaltamos, por fim, a importância da integração da equipe através das reuniões técnicas e eventos de confraternização (GEOconfras), essenciais para a manutenção de um ambiente acadêmico saudável e produtivo, contando sempre com o apoio logístico e organizacional de nossos parceiros e familiares.
🎉 A Força da GEOconfra: Porque ninguém faz ciência sozinho! Tivemos nossos GEOencontros e GEOgargalhadas, sempre com o suporte gastronômico impecável da nossa Chef Rô (@rosangelavelar), que alimenta o corpo e a alma do grupo.
Que o Ano de 2026 venha com mais GEOpesquisas em GEOdiversidade; Geoconservação e GEOtrismo! O PS-PPGEO 2026 seleciionará novos GEOpesuisadores e assim teremos novas perspectivas de GEOPesquisas.🚀
#GPGEO #Geodiversidade #UNIFAP #Geografia #CienciaAmapa #Retrospectiva2025 #ValterAvelar
GEOabraços ⚒🌍⚒🌍⚒🌍
Atenciosamente,
Prof. Dr. Valter Gama de Avelar (Coordenador do GPGEO-AP/PA Universidade Federal do Amapá)

Gratificante fazer parte de um grupo tão seleto, parabéns a todos os pesquisadores e principalmente pelas orientações. Para 2026 novas pesquisas. Aguardem!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa