BRASIL DAS CONTRADIÇÕES: PÓS-GRADUAÇÃO versus GRADUAÇÃO.

GPGEOdivulgando: BRASIL DAS CONTRADIÇÕES – NÃO SE FAZ PÓS-GRADUAÇÃO SEM QUE SE TENHA UMA GRADUAÇÃO….

Valter Gama de Avelar[1]

[1] Doutor em Geociências e professor/pesquisador Associado III, dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação/Mestrado em Geografia/PPGEO/DFCH, da Universidade Federal do Amapá. Coordenador do GPGEO-Grupo de Pesquisa GEOdiversidade do Amapá. E-mail: valtergamaavelar@gmail.com

VOCÊ SABIA…?

DO JEITO QUE CAMINHA AS GEOciências NO BRASIL, DAQUI A POUCO NÃO TEREMOS MAIS GEÓlogos/GEOcientistas GRADUADOS (31 Cursos, sendo 5 em processos de extinção) PARA FREQUENTAREM A PÓS-GRADUAÇÃO (49 PPG em GEOciências)…. (dados disponíveis no site da SBGEO)

Atualmente o Brasil conta com um total de 31 (trinta e um) Cursos de Graduação em Geologia e pelo menos 05 (cinco) IES, que criaram ou iniciaram processo de criação, já se encontram em fase de extinção*, (vide dados no link: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/35)

* Cursos de Geologia em fase de extinção segundo a SBGEO: 1) A Universidade Vila Velha (ES) não está oferecendo o curso. 2) O Centro Universitário São Judas Tadeu, antigo Centro Universitário Monte Serrat (Santos, SP) está em processo de extinção. 3) A Universidade Federal de Lavras (Lavras, MG) não iniciou o curso, sendo que o processo está em fase de extinção. 4) O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) não iniciou o curso. 5) A Universidade Federal do Maranhão (São Luís, MA) não iniciou o curso, sendo que o processo está em fase de extinção.

Na contramão dos Cursos de Graduação os Programas de Pós-Graduação/PPG em Geologia/afins crescem a passos largos. Atualmente, o Brasil conta com 49 PPG (vide dados no link abaixo).

http://www.sbgeo.org.br/home/pages/36

Os primeiros Cursos de Graduação em Geologia e, portanto, os mais antigos do Brasil, datam de 1957 (UFPE, UFOP, UFRJ, USP e UFRGS), o sexto curso mais antigo é o da UFBA, criado no ano seguinte (em 1958). Em 1962 foi criado o curso da UNB. O Curso de Geologia Do Pará, da UFPA, criado em 1964 é o oitavo curso do Brasil em idade e mantém atualmente o seu estrelato, sendo considerado um CURSO 5 ESTRELAS junto com a UNB.

A SBGEO juntamente com as comunidades GEOcientíficas das IFES e em geral, precisam cuidar dos CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA, pois do contrário, MUITOS OUTROS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS IFES TAMBÉM SERÃO EXTINTOS.

FICA PARA A REFLEXÃO DE TODOS.

GEOabraço,

Dr. Valter Gama de Avelar (GPGEO/PPGEO/UNIFAP)

Dados publicados no site da SBGEO (http://www.sbgeo.org.br/home/pages/35)

Veja como citar este post:

AVELAR, Valter Gama. BRASIL DAS CONTRADIÇÕES: Não se Faz Pós-Graduação sem que se tenha uma Graduação. Disponível em: https://wordpress.com/block-editor/post/valteravelar4geos.com/296. Acesso em yy/xx/2019.

Categorias geociências, GEOdivulgação, geologia, Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close